TERMO E CONDIÇÕES GERAIS DE USO


Por este Termo e Condições Gerais de Uso, NELOGICA SISTEMAS DE SOFTWARE LTDA. (a "Nelogica"), informa e dá ciência ao usuário dos seus produtos ou serviços (os "Usuários") sobre os termos e condições para utilização dos sistemas, softwares, módulos e aplicativos de sua plataforma Tryd (o "Tryd" ou o “Sistema”). O Tryd disponibiliza aos Usuários informações sobre o mercado financeiro e Market Data da B3 S. A. (a “B3”) e de outros fornecedores de informação (os "Fornecedores de Informação") e ferramentas tecnológicas associadas, assim como soluções ligadas ao roteamento de ordens para compra e venda de ativos financeiros (os "Serviços"). A Nelogica é apenas um provedor de serviços de tecnologia e não é parte ou intermediário de qualquer operação ou transação no mercado financeiro, tampouco faz recomendações de investimentos e/ou oferta aos Usuários ou qualquer outro instrumento similar, derivado ou associado, não recebe ou armazena recursos financeiros de Usuários para fins de transações, não devendo ser considerada um agente, um analista ou consultor de investimentos ou, ainda, uma corretora de investimentos ou intermediário.


Ao instalar, utilizar, acessar e/ou atualizar o Sistema, você (“Você” ou o “Usuário”) declara, inequivocamente, que leu, compreendeu, entendeu e aceita integralmente todos os termos, condições, direitos e obrigações previstos neste Termo e Condições Gerais de Uso (o “Termo”).


  1. USUÁRIO E OBJETO

    1. Para os fins do presente Termo e de suas obrigações, “Usuário” significa a pessoa, que realizou o cadastro no Sistema, o aceite destes Termos e que é o titular do login e senha individuais referentes à licença do Sistema e que recebe as informações para: (i) uso próprio para escolha de seus próprios investimentos, sem propósitos comerciais e/ou profissionais; ou (ii) intermediação de operações e exploração dos mercados financeiros comercialmente, e que será o único e exclusivo detentor dos direitos de uso da licença de uso temporário do Tryd e tão somente deste, não podendo transferir, sublicenciar ou ceder, sob qualquer hipótese, as prerrogativas de uso do Tryd, sendo o único responsável pela sua utilização.

    2. O presente Termo dispõe sobre direitos, obrigações e responsabilidades decorrentes do uso do Tryd para recebimento de informações sobre o mercado financeiro e de capitais e sobre a atividade de compra e venda de ativos por meio da B3 e/ou de Fornecedores de Informações. O Usuário sujeita-se, em quaisquer hipóteses de uso do Sistema, às normas emanadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cuja incumbência é a regulação do mercado financeiro e de capitais.

  2. LOGIN E SENHA

    1. Ao acessar seu cadastro, Você deverá utilizar um login e uma senha para realizar o acesso à sua conta no Tryd (a “Conta”), de acordo com as orientações repassadas via e-mail pela Nelogica ou pela Corretora (o “Acesso”).

    2. O Acesso, login e a senha são pessoais e intransferíveis e deverão ser mantidos em sigilo para preservar o Acesso e/ou o conhecimento por terceiros. Neste sentido, Você deverá manter seus aparelhos smartphone, tablet e/ou computador devidamente protegidos com ferramentas antivírus, não devendo acessar sua Conta de computadores públicos ou a partir de conexões de Wi-Fi públicas e/ou aparelhos de terceiros e, neste último caso, se o fizer, deverá tomar todas as precauções para se certificar de que não há vírus ou ferramentas que permitam ou que possam permitir a cópia dos dados imputados no referido aparelho, responsabilizando- se, integral e exclusivamente, pelos riscos de tal conduta e eventuais perdas e danos, eventualmente, incorridos por você, pela Nelogica e/ou por terceiros. Caso tenha conhecimento ou suspeite de que qualquer terceiro teve acesso ao seu login e/ou senha ou da ocorrência de qualquer uso ou acesso não autorizado de sua Conta por terceiros, você deverá acessar imediatamente o Tryd e, comunicar o fato à Corretora e/ou à Nelogica pelo e-mail suporte@tryd.com.br ou outro meio de comunicação disponibilizado pela Nelogica. Além disso, no menu “Configurações”, deverá selecionar a opção “Alterar Senha”, substituindo-a por uma sem qualquer semelhança com a anterior. Nesta hipótese, recomendamos também a alteração da senha de acesso ao e-mail cadastrado no Tryd.

  3. ASSINATURA

    1. Ao realizar uma assinatura do Tryd, o Usuário obtém acesso ao Serviço (uma "Assinatura"). Cada Assinatura e os direitos e privilégios nela previstos são pessoais e intransmissíveis. A Assinatura contempla o plano, que poderá ser mensal ou com fidelidade, e suas especificações, disponíveis no momento da contratação, selecionado pelo Usuário. Outras aplicações não previstas no plano selecionado pelo Usuário não fazem parte da Assinatura, devendo o Usuário adquiri-las separadamente.

    2. A Nelogica reserva-se o direito de alterar os preços, e não oferece proteção de preços ou reembolsos em caso de promoções.

    3. Caberá exclusivamente à Nelogica definir sua política comercial e os seus critérios de concessão de descontos e modalidades de pagamento.

    4. O Usuário declara ter plena ciência que, dependendo do período em que seja formalizada a contratação e de acordo com o plano e meio de pagamento escolhido, os valores praticados poderão ter sido diferenciados de outras oportunidades, tais como eventuais promoções realizadas em outros períodos. O Usuário concorda que somente poderá se beneficiar dos descontos quando do momento das promoções e eventuais campanhas e que não serão aplicáveis ou estendidos descontos àqueles que já tiverem contratado o Serviço e/ou realizarem a contratação em período posterior.

    5. Para facilitar a continuidade do serviço, o Usuário concorda que cada Assinatura do plano mensal contém termos de renovação automática. O Usuário está ciente que a renovação automática da Assinatura ocorrerá em cada aniversário do pagamento da primeira taxa da Assinatura e, enquanto durar a Assinatura, a Nelogica debitará a taxa de assinatura mensal aplicável ou sinalizará com antecedência a necessidade de pagamento, de acordo com o formato de pagamento, bem como quaisquer taxas de venda ou similares que possam ser impostas ao pagamento da Assinatura, a menos que o cliente cancele antes da data de aniversário. Cada período de renovação de Assinatura é de um mês.

    6. A Assinatura atrelada a um plano com fidelidade estipulará um prazo mínimo de contratação, passível de multa em caso de cancelamento antecipado pelo Usuário. As condições de cada plano com fidelidade estarão disponíveis ao Usuário no momento da contratação.

    7. A Nelogica poderá oferecer diferentes versões do Sistema para contratação. Os detalhes, ferramentas e valores para cada versão serão divulgados nos canais da Nelogica, e o Usuário poderá optar, desde que preenchidos eventuais requisitos, dentre as versões disponibilizadas.

  4. PAGAMENTOS

    1. Todas as vendas e pagamentos de taxas de Assinatura serão ofertadas de acordo com políticas da Nelogica. As taxas e preços da Assinatura não são reembolsáveis em quaisquer circunstâncias. O Preço que será cobrado do Usuário pela Assinatura será aquele praticado na data em que adquirida a Assinatura.

    2. O Usuário pagará o preço da Assinatura por meio de cartão de crédito, PIX, ou, por outros meios eventualmente divulgados pela Nelogica ou disponibilizados via atendimento. Uma vez cobrada a primeira taxa da Assinatura, o Usuário receberá um e-mail de confirmação notificando-o da sua capacidade de acessar a sua Conta e aos materiais relacionados aos Serviços contratados.

    3. O Usuário reconhece e concorda com a cobrança da Assinatura de forma integral para uso do Tryd durante a vigência de sua Assinatura, sendo cobrado o valor integral ao Usuário independentemente da data de ativação ou desativação da Conta.

    4. A obrigação de pagar as taxas do Usuário é contínua e perdurará enquanto vigente a Assinatura.

    5. O Usuário declara expressamente estar ciente que a Nelogica está autorizada a cobrar quaisquer taxas aplicáveis, qualquer imposto aplicável e quaisquer outros encargos em que possa incorrer em relação à sua utilização do Tryd. As taxas serão faturadas de acordo com o método de pagamento designado na Assinatura do Usuário e, se aplicável, posteriormente, a intervalos regulares durante o restante do prazo da Assinatura do Usuário.

    6. A Nelogica poderá oferecer uma assinatura gratuita ao Usuário, podendo converter a qualquer momento, ao seu inteiro critério essa assinatura gratuita em assinatura paga, momento em que solicitará ao Usuário as informações do seu cartão de crédito, sob pena de cancelamento da Assinatura.

    7. O Usuário declara expressamente estar ciente que a Nelogica utilizará fornecedores de pagamentos de terceiros para faturamento e processamento de pagamentos online, e concorda em pagar as taxas dela

      decorrentes à medida que estas se tornem devidas, bem como todos os impostos relacionados, os custos de cobrança e juros por quaisquer montantes em atraso.

    8. A Nelogica reserva-se o direito de suspender ou cancelar o acesso ao Tryd e a quaisquer Módulos Opcionais ou ferramentas contratadas pelo Usuário, bem como encerrar a Assinatura e Conta do Usuário, imediatamente, em caso de não pagamento dos valores devidos, bem como ficará impedido de realizar novas contratações, até que regularize os débitos.

    9. O não pagamento dos serviços prestados sujeitará o Usuário ao pagamento do débito acrescido de:

      (a) correção monetária pelo IGP-M, publicado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (na falta deste índice, será utilizado outro índice que venha a substituir o IGP-M, ou que melhor calcule a inflação do período); (b) sanções, restrições de acesso, penalidades e eventual rescisão contratual e; (c) eventuais juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.

    10. A Nelogica não efetua reembolso em caso de cancelamento pelo Usuário, sendo o Usuário responsável pelo pagamento de qualquer saldo devido em decorrência da Assinatura. O Usuário concorda que, após o cancelamento, a Nelogica poderá cobrar quaisquer taxas não pagas pelo método de pagamento fornecido e/ou enviar uma fatura por e-mail e/ou endereço de cadastro das taxas e valores inadimplentes.


  5. USO DO SISTEMA

    1. O Usuário poderá operar no Sistema: (a) em mercado real, desde que vinculando ao Sistema à conta de corretora de valores em que opera (a "Corretora"); ou (b) por meio do Modo Simulação.

    2. Os requisitos mínimos para utilização do Sistema em termos de hardware e conexão à internet a fim de otimizar a utilização e minimizar os riscos de problemas que impossibilitem as operações estão disponíveis nos meios de comunicação da Nelogica (ex.: Site, Chat, Youtube, Telegram, etc).

    3. O Usuário está ciente de que, utilizando o Sistema com características inferiores aos requisitos mínimos referidos na cláusula anterior, assumirá integralmente o risco de enfrentar eventuais incompatibilidades do Sistema e em suas operações, ficando desde já a Nelogica isenta de qualquer responsabilidade decorrente do uso do Sistema nesses casos. Dessa forma, Você declara ter ciência de que deve possuir sistema compatível com as funcionalidades do Tryd e assume exclusivamente os riscos supra mencionados.

    4. O Usuário compreende e concorda que deve sempre dispor de canais alternativos fornecidos pela Corretora (como telefones de acesso à mesa de operações da Corretora pela qual o Usuário opera) para acompanhar, verificar e eventualmente intervir nas operações realizadas ou não realizadas, de acordo com seus interesses, expressamente exonerando a Nelogica de qualquer responsabilidade quanto a eventual impossibilidade de realização das operações pelo Sistema.

    5. O Usuário manifesta ciência de que a Nelogica poderá, a seu exclusivo critério, suspender temporiamente os acessos ao Sistema e aos Módulos Opcionais adquiridos, por período razoável, sem que disso decorra qualquer obrigação de ressarcimento e/ou indenização ao Usuário.


  6. OBRIGAÇÕES DO USUÁRIO

    1. O Usuário, ao aceitar as previsões contidas nestes Termos e Condições de Uso, se vincula expressa e integralmente a: (a) Utilizar o Tryd por sua livre e espontânea vontade, pessoalmente, sem fornecer nenhum dado ou informação referente à sua conta de negociação a terceiros; (b) Tomar pleno conhecimento acerca do funcionamento do Sistema, mediante instruções fornecidas pela Nelogica através dos seus canais (ex.: Youtube, Telegram, etc), bem como dos riscos envolvidos em sua utilização, devendo o Usuário possuir plena capacidade técnica para realizar as operações de mercado mobiliário por meio do Tryd; (c) conhecer integralmente os termos de uso, as políticas comerciais da bolsa de valores e demais documentos da B3 e dos demais Fornecedores de Informação disponíveis no site (https://www.b3.com.br/pt_br/); (d) Pagar o preço ajustado pela licença temporária de uso do serviço, bem como demais itens contratados por si, pontualmente até a data do vencimento da obrigação de pagamento, caso não esteja utilizando o Sistema pelo período de testes gratuito; (e) Quando solicitado, realizar com exatidão todas as orientações emanadas pelo corpo técnico da Nelogica, responsabilizando-se integralmente pelos danos que causar ao funcionamento do Tryd devido à sua má utilização ou utilização em não conformidade com as orientações e/ou manuais e/ou das práticas de mercado; (f) responsabilizar-se integralmente por informações ofensivas, lesivas e/ou que cause prejuízo a terceiros, inclusive respondendo civil e criminalmente por estas práticas; (g) responsabilizar-se pelo uso do

      Tryd conforme padrões mínimos operacionais informados pela Nelogica e/ou assumir a responsabilidade integral pela utilização de padrões inferiores aos mínimos recomendados, sempre entrando em contato com a Nelogica em caso de erro; (h) manter o Sistema, módulos e demais ferramentas sempre atualizados, de acordo com a última versão disponibilizada pela Nelogica.

    2. O Usuário deverá dispor da plataforma correta para utilização do Tryd, bem como deverá promover as medidas de segurança necessárias à proteção de seus equipamentos, sistemas e arquivos contra a atuação indevida e invasões não autorizadas de outros usuários.

    3. O Usuário não poderá utilizar o Tryd de forma que: (a) divirja daquela prevista neste Termo e em seus anexos; (b) configure qualquer ato fraudulento, ilegal ou não-autorizado por lei, por órgão governamental ou congêneres, e/ou estimule a prática de condutas contrárias à moral, aos bons costumes e às boas práticas de mercado; (c) introduza ou transmita, dolosa ou culposamente, por meio do Tryd, qualquer vírus, worm, trap door, back door, spyware, timer, clocker, 4onter ou qualquer outra instrução, software, design ou conteúdo malicioso ou nocivo, não-autorizado ou limitador de rotina; (d) redistribua ou revenda o Market Data dos Fornecedores de Informação, o Tryd ou possibilite o seu uso por terceiros, bem como quaisquer relatórios, documentos e/ou banco de dados gerados pelo Tryd; (e) coloque à disposição ou possibilite a terceiros o acesso a mensagens, produtos, códigos ou serviços ilícitos, inapropriados, difamatórios, violentos, obscenos e/ou pornográficos; (f) constitua publicidade ilícita, enganosa ou desleal, ou, ainda, que configurem concorrência desleal; ou (g) utilize mecanismos e ferramentas que ocasionem flood no Tryd e/ou em quaisquer sistemas de roteamento de ordens fornecido, disponibilizado ou exibido pela Nelogica e/ou em quaisquer modalidades e/ou formas de transmissão de Market Data pela Nelogica.

    4. A Nelogica se reserva o direito de bloquear, suspender e/ou excluir o Acesso de qualquer Usuário e/ou toda a atividade que possuir características de fraude, como, por exemplo, mas não se limitando ao uso indevido do Sistema e/ou eventuais outros usos nocivos do Tryd que causem potencial prejuízo às operações e aos demais Usuários. Tal decisão é tomada a único e exclusivo critério da Nelogica e/ou mediante o descumprimento e/ou a não observância, pelo Usuário, de quaisquer cláusulas ou disposições deste Termo.

    5. A Nelogica se reserva o direito de identificar determinadas ações, inputs e ações realizadas pelo Usuário no Sistema, visando o aprimoramento da experiência, a melhoria de suas ferramentas, entre outras ações relacionadas à melhoria do Sistema.


  7. MARKET DATA

    1. Através da sua Assinatura, o Usuário terá acesso ao Market Data, nos termos do Anexo I deste instrumento, o qual declara ter lido, compreendido e anuir em sua integralidade.

    2. Para fins de acesso ao Market Data, o Usuário poderá ser classificado como: (a) Cliente Profissional” significa (i) pessoas físicas que prestam serviços relacionados à atividade de intermediação de operações nos mercados administrados pela B3 e que exploram o Market Data comercialmente; (ii) todas as pessoas jurídicas, independentemente do ramo de atuação; e (iii) agentes autônomos de investimentos, operadores de mesa e consultores são considerados usuários profissionais; (b) "Cliente não Profissional” são pessoas físicas que utilizam as informações do Market Data B3, única e exclusivamente, para benefício próprio e para escolha de seus próprios investimentos, sem propósitos comerciais e profissionais; (c) "Fornecedor de Informação" significa qualquer organização que fornece ou divulga as informações e dados do mercado financeiro; (d) Contribuidores” significa instituições ou empresas que – detentoras dos direitos de propriedade de seus serviços/produtos – coletam, criam e compilam informações do mercado de capitais, de ativos, de mercadorias, de empresas e outros assuntos inerentes ao acompanhamento e análise do mercado financeiro, fornecendo estes para a Nelogica, que os distribui e comercializa, por meio de contrato específico para este fim.

    3. O Usuário declara que a prestação de informações incorretas ou inverídicas poderá configurar a incorreta classificação de seu perfil perante a B3, sendo de integral e exclusiva responsabilidade do Usuário qualquer penalidade ou obrigação decorrente disso.


  8. MODO SIMULAÇÃO

    1. O Usuário está ciente que poderá, a seu livre arbítrio, acessar de forma alternada o "Modo Simulação". Por meio do Modo Simulação, o Sistema cria um ambiente de simulação de roteamento de ordens de compra e venda e recria, por meio de um match engine desenvolvido pela Nelogica, e por intermédio de uma conta

      virtual, todas as condições reais e atuais do mercado, como os critérios de liquidez, fila do livro de ofertas e demais outras situações e circunstâncias do ambiente real, SEM QUE HAJA QUALQUER EFETIVA TRANSAÇÃO DE VALORES REAL E/OU EXECUÇÃO DE ORDENS  DE COMPRA OU DE VENDA DE QUAISQUER ATIVOS MOBILIÁRIOS REAIS.

    2. Para que o Usuário realize operações financeiras sem que haja efetivo envio de ordens às bolsas de valores, deverá acionar o Modo Simulação, mediante comando a ser realizado no Tryd. A partir da ativação do Modo Simulação, o Usuário declara inequívoca ciência de que o envio de ordens de negociação e qualquer transação que o vincule a um resultado real não será efetivado, a menos que o Modo Simulação seja desativado. O Usuário deve estar ciente de que é sua faculdade selecionar o Modo Simulação ou cancelar a sua seleção, sendo de sua integral responsabilidade a ciência e o controle sobre a utilização ou não do Modo Simulação na emissão de ordens de negociação, uma vez que múltiplas contas reais (nas quais há efetivas transações de ativos) e de simulação (quando ativado o Modo Simulação) podem coexistir no ambiente visual e operacional do Sistema, de acordo com a vontade e o uso do Usuário. Assim, não poderá o Usuário se insurgir posteriormente contra a Nelogica em decorrência de erros e de falta de ciência se a ordem é real ou simulada. O Usuário também declara e concorda que a Nelogica se isentará integralmente de qualquer responsabilidade, seja prejuízos de qualquer espécie, incluindo, não exaustivamente, lucros cessantes, decorrente da não observância, pelo Usuário, da ativação ou da desativação do Modo Simulação.


  9. FERRAMENTAS DE AUXÍLIO OPERACIONAL

    1. O Usuário compreende e concorda que as ferramentas de auxílio operacional que fazem parte do módulo de ordens especiais e automação operacional, tais como, mas não limitadas, à Ordem OCO (as “Ferramentas”), são meros instrumentos de auxílio ao Usuário, não tendo o condão de impedir, minorar ou prevenir prejuízos financeiros.

      1. O Usuário compreende e concorda que o funcionamento das Ferramentas depende diretamente de seus conhecimentos técnicos, das condições do equipamento e demais softwares do Usuário, bem como da qualidade de conexão de internet a que vinculado o equipamento do Usuário e da disponibilidade do Order Management System (“OMS”) da corretora pela qual o Usuário opera.

      2. O Usuário declara ter ciência de que, por conta dos fatores descritos nesta cláusula, a Nelogica e o Sistema não garantem a funcionalidade dos recursos das Ferramentas sob quaisquer circunstâncias, devendo o Usuário sempre dispor de canais alternativos fornecidos pela corretora (como telefones de acesso à mesa de operações da corretora pela qual o Usuário opera) para acompanhar, verificar e eventualmente intervir nas operações realizadas ou não realizadas.

    2. Para os fins desta cláusula, se considerará: (a) “OCO” - One Cancels the Other Order: quando uma ordem é executada, a outra é cancelada automaticamente; e

      (b) “OTO” - One Triggers the Other Order: quando uma ordem é executada, a outra é disparada automaticamente.

    3. Por meio da visão denominada “Regras de Stop”, o Usuário poderá estabelecer parâmetros que serão utilizados para a inserção de ordens OCO. As ordens OCO serão inseridas automaticamente após a execução completa de uma ordem enviada a partir de uma tela com regra de stop selecionada e o botão “OCO” ligado. As ordens OCO somente serão inseridas quando a ordem de entrada for totalmente executada. As ordens OCO não serão inseridas se apenas parte da ordem tiver sido executada. Este recurso poderá usar as ordens definidas no Regulamento de Operações da B3 (tipo STOP_LIMIT): (a) As ordens “Gain” serão enviadas como Ordem Limitada; e (b) As ordens “Loss” podem ser enviadas como Ordem Stop Limit (controladas pela B3) ou como Ordem Limitada (monitoradas pelo Sistema), que, neste último caso, serão enviadas para o livro de ofertas somente quando atingir o preço de disparo conforme parametrizado pelo Usuário, sendo essa parametrização inteiramente de responsabilidade e controle do Usuário, não tendo a Nelogica e o Sistema responsabilidade ou controle nesse sentido.

    4. Sempre que uma ordem OCO tiver as pontas Loss e Gain configuradas, essas serão tratadas como "simultâneas".

    5. Para o correto entendimento e utilização do recurso, o Usuário deve: (a) Possuir conhecimento sobre o negócio de operações na B3 e dos riscos envolvidos; (b) Possuir conhecimento sobre os tipos de ordens permitidos pela B3 em cada segmento; (c) Possuir conhecimento dos mecanismos, funcionamento e regras das ofertas na B3; (d) Possuir conhecimento sobre os possíveis estados de negociação, e de como estes

      impactam diretamente na sequência, execução, cancelamento e/ou na rejeição das ordens; (e) Possuir conhecimento sobre o funcionamento dos recursos disponibilizados pelo Sistema e que o uso incorreto destas implementações poderá gerar prejuízo; (f) Possuir conhecimento que os mecanismos de limites e risco da(s) Corretora(s) onde opera podem rejeitar ordens ou até zerar posições; (g) Compreender que a volatilidade do ativo sendo operado interfere na execução das ordens; (h) Verificar se o seu computador e/ou seu próprio dispositivo e sistema está de acordo com os requisitos para o seu perfil; (i) Compreender que a velocidade, a qualidade e carga de utilização do seu ambiente têm impacto direto no funcionamento e desempenho do Sistema, e que portanto, podem interferir no resultado de suas operações; (j) Compreender que redes e conexões sem fio (wifi, 3G, 4G, etc) não são recomendadas por causa da possibilidade de interferências e oscilações que também afetam o funcionamento do Sistema; (k) Manter o sistema operacional e antivírus devidamente atualizados; (l) Possuir conhecimento que a latência das suas ordens é afetada diretamente pela qualidade do seu ambiente e link de comunicação; (m) Possuir conhecimento que a internet é um recurso repleto de pontos intermediários entre o seu computador e os servidores da Corretora, e que podem haver falhas em pontos intermediários que interferem na entrega das ordens, pontos esses que sobre os quais a Nelogica não possui qualquer responsabilidade ou ingerência; (n) Conhecer todas as possibilidades oferecidas pela Corretora em que possui conta, inclusive canais de contato, e que as usará como contingência para colocação e/ou cancelamento de ordens, caso haja algum problema que impeça o envio das ordens pelo Sistema. Desta forma, uma eventual indisponibilidade ou falha do Sistema não pode ser invocada pelo Usuário para requerer a reparação de prejuízo ou eventual perda de oportunidade. Essas possibilidades podem incluir: home broker, mobile (se houver), telefone (atendimento da corretora) e/ou plataforma proprietária ou gratuita (se houver).

    6. O Usuário reconhece que a Nelogica não é responsável, direta ou indiretamente, por qualquer prejuízo decorrente do uso inadequado ou de erros na configuração do Sistema, cuja finalidade visa exclusivamente o mero auxílio ao Usuário, não tendo o condão de impedir, minorar ou prevenir prejuízos financeiros. O Usuário igualmente reconhece que a Nelogica não é responsável qualquer prejuízo decorrente do funcionamento inadequado do ambiente decorrente de instabilidades e/ou sobrecarga no computador ou na internet, ausência de antivírus ou presença de vírus, sistema operacional desatualizado, atualizações durante o pregão, computador em desacordo com os requisitos mínimos para utilização da plataforma, falta de energia e/ou outras razões afins que possam comprometer o desempenho do Sistema.

    7. O Usuário declara ter ciência dos termos supra, declarando ainda que atende aos pré-requisitos neles estabelecidos. Em razão disso, o Usuário compreende os riscos envolvidos na utilização das Ferramentas da ordem OCO e que o funcionamento adequado destes recursos depende do seu ambiente, assim como do correto preenchimento dos parâmetros. O Usuário compreende também que a execução das ordens não é efetuada pelo Sistema, que somente envia o comando para inserção, alteração e/ou cancelamento das ordens para o OMS da Corretora na qual o Usuário possui conta. Caso a ordem passe pelas validações da Corretora, a mesma será encaminhada para a B3, onde poderá também ser acatada ou rejeitada, considerando os seus critérios para aceite das ordens. O Usuário está ciente de que o recurso de OCO só estará disponível em corretoras que estejam homologadas, sendo que essa homologação não é responsabilidade da Nelogica.

    8. As decisões tomadas na parametrização das ordens são de inteira e única responsabilidade do Usuário, que tem ciência e declara que a Nelogica não presta qualquer suporte referente aos mercados negociados na B3 e nem influencia, direta ou indiretamente, as suas decisões. A Nelogica não é parte em operações, não presta consultoria financeira, não faz recomendação de investimentos.

    9. O Usuário compreende e concorda que qualquer transmissão de dados via internet está sujeita a instabilidades e riscos inerentes ao próprio meio utilizado, isentando a Nelogica de qualquer responsabilidade advinda de eventos afins.


  10. MÓDULO DE OPÇÕES

    1. O Usuário terá acesso ao Módulo de Opções, e nesta hipótese o Usuário será detentor da licença de uso temporário do referido módulo, não podendo transferir, sublicenciar, ceder ou transferir, sob qualquer hipótese, as prerrogativas de uso do Módulo de Opções, sendo o único responsável pelos consectários da sua utilização.

    2. O Módulo de Opções trata-se de mera ferramenta para atividade de compra e venda de ativos pertencentes ao mercado da Bovespa e da BM&F. Dessa forma, o Usuário compreende que se sujeita e deve

      obedecer, no uso do referido módulo, às normas emanadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e/ou a quaisquer outros órgãos governamentais cuja incumbência é a regulação do mercado financeiro e de capitais em quaisquer territórios do mundo.

    3. O Usuário declara expressamente, por força deste documento, estar ciente e de acordo que: (a) O Módulo de Opções é um algoritmo de execução desenvolvido pela Nelogica cujo objetivo é possibilitar a automação de alguns tipos de operações estruturadas. Para tal, a fim de tentar colaborar com os envios e execuções de ordem nos melhores preços, a Nelogica implementou o algoritmo do Módulo de Opções em seus servidores proprietários, tornando o processo de disparo de ordem mais célere, mas sem qualquer tipo de garantia ou responsabilidade sobre a execução de ordens, compras, vendas e seus respectivos preços; (b) A definição de ativos, quantidades, custo alvo, estratégia, periodicidade de operação, ativação da boleta, gerenciamento de saída da operação, horários em que o Módulo de Opções estará habilitado e ativo, dentre outros, é de integral e exclusiva responsabilidade do Usuário e/ou da Corretora e/ou da B3 e/ou dos demais Fornecedores de Informação, de acordo com as responsabilidades de cada parte neste processo, não tendo a Nelogica nenhuma participação ou responsabilidade nesse processo, por ser mera ferramenta de operação;

      (c) A operação do Módulo de Opções poderá, eventualmente, sofrer o fenômeno conhecido no meio de investimentos como "encilhamento" (a diferença entre o preço no momento em que a ordem é colocada e o preço em que ela é efetivamente formalizada) em situações típicas de mercado, e que as ordens poderão, nesse caso, ser executadas fora do preço estipulado; (d) O Usuário é o único responsável pelo funcionamento e resultados advindos da utilização do Módulo de Opções, desta forma, quaisquer erros operacionais que sejam gerados pelo Módulo de Opções e que venham a causar prejuízo de qualquer natureza para o Usuário, não serão ressarcidos pela Nelogica; (e) Tem ciência que qualquer divulgação de resultados passados, de qualquer estratégia, não significa em NENHUMA hipótese recomendação de investimento, e que resultados passados não representam garantia ou sugestão de resultados futuros.

  11. PROCESSO DE SCRIPTS

    1. O Usuário poderá ter acesso ao Módulo Processo de Script, caso contrate tal módulo para utilização na versão aplicável do Tryd. O Usuário que contratar versão que contemple o Módulo Processo de Script será o detentor da licença de uso temporário do Módulo Processo de Script e tão somente este, não podendo o Usuário transferir, sublicenciar, ceder ou transferir, sob qualquer hipótese, as prerrogativas de uso do Módulo Processo de Script, sendo o único responsável pelos consectários da sua utilização.

    2. O Usuário declara, em caráter irrevogável e irretratável, ter compreendido integralmente, analisado, solicitado esclarecimentos e que tem conhecimento de todos os riscos inerentes ao mercado de capitais e relacionados à utilização do Módulo Processo de Script.

    3. O Usuário declara expressamente, por força deste documento, estar ciente e de acordo que: (a) O Módulo Processo de Script é um algoritmo de execução, que possibilita o uso de conjuntos de instruções, elaborados através de linguagem de programação (o “Script”) para a automação de estratégias relacionadas única e exclusivamente ao respectivo Script; (b) A Nelogica é uma empresa desenvolvedora de tecnologia de suporte para o mercado financeiro e não tem qualquer relação com os Scripts e estratégias utilizados pelo Usuário no âmbito do Módulo Processo de Script, sendo de exclusiva responsabilidade do Usuário ter o conhecimento necessário para atuação com Scripts no âmbito no Módulo Processo de Script; (c) A Nelogica não é responsável por eventuais falhas ou erros de qualquer ordem ou motivo no provimento ou utilização de Scripts junto ao Módulo Processo de Script, não sendo responsável por prejuízos de qualquer ordem ou natureza ocasionados ao Usuário. O Usuário manifesta ciência de que o Módulo Processo de Script não funciona sem a inclusão do Script pelo Usuário, sendo o Módulo Processo de Script meramente uma ferramenta tecnológica que se destina a operacionalizar a execução de decisões tomadas pelos próprios Usuários, baseadas na utilização do Script; (d) Eventuais definições de ativos, quantidades, margens, pisos, tetos, mínimos, máximos, limites de operação, perfil de operação, periodicidade de operação, ativação para compra e/ou venda, gerenciamento de saída da operação, horários em que o Módulo Processo de Script estará habilitado e ativo, dentre outros, é de integral e exclusiva responsabilidade do Usuário, da Corretora a que o Usuário esteja vinculado e da B3, de acordo com as responsabilidades de cada parte neste processo, não tendo a Nelogica nenhuma participação ou responsabilidade nesse processo; (e) A Nelogica não recomenda, indica ou aconselha investimentos, nem presta ou disponibiliza qualquer informação sobre futuro desempenho, de qualquer sistema, tecnologia, mercado, tão pouco sobre o uso dos Scripts; (f) A operação do Módulo Processo

      de Script poderá, eventualmente, sofrer o fenômeno conhecido no meio de investimentos como slippage (a diferença entre o preço no momento em que a ordem é colocada e o preço em que ela é efetivamente formalizada) em situações atípicas de mercado, e que as ordens poderão, nesse caso, ser executadas fora do preço estipulado.

    4. A Nelogica se reserva o direito de bloquear, suspender e/ou excluir toda a atividade que possuir características de fraude ou uso indevido do Módulo Processo de Script, a seu exclusivo critério.

    5. O Usuário, ao aceitar os termos, condições, direitos e obrigações previstos neste Termo, se vincula expressa e integralmente a: (a) Utilizar o Módulo Processo de Script por sua livre e espontânea manifestação de vontade, pessoalmente, sem fornecer nenhum dado e informação referente à sua conta de negociação a qualquer terceiro; (b) Conhecer plenamente o funcionamento do Módulo Processo de Script e do(s) Script(s), bem como os riscos envolvidos em sua utilização, devendo o Usuário possuir plena capacidade técnica para realizar as suas atividades e as atividades concernentes à utilização do Módulo Processo de Script e dos Scripts. A Nelogica não presta suporte quanto ao uso dos Scripts, sendo uma obrigação do Usuário ter conhecimento sobre este formato; (c) Conhecer integralmente as políticas comerciais da B3; (d) Ser o único responsável pela definição de parâmetros, quantidades e valores a serem operados pelo Módulo Processo de Script e pelo Script; (e) Pagar o preço ajustado pela licença temporária do Módulo Processo de Script, bem como demais itens contratados por si, pontualmente até a data do vencimento da obrigação de pagamento; (f) O Usuário deverá dispor e manter dos requisitos operacionais mínimos, divulgados pela Nelogica, para utilização do Módulo Processo de Script, bem como deverá promover as medidas de segurança necessárias à proteção de seus equipamentos, sistemas e arquivos contra a atuação indevida e invasões não autorizadas por terceiros;

      (g) Dispor de capital suficiente para realizar as operações; (h) Respeitar os direitos autorais e de propriedade intelectual da Nelogica, em relação às ferramentas e informações que forem disponibilizadas, sendo absolutamente vedado qualquer ato de engenharia reversa, bem como não remover ou alterar quaisquer sinais, alertas e avisos de direito autoral e/ou marcas de produtos ou serviços contidos ou mencionados no Módulo; (i) Utilizar o Módulo com lisura, transparência e total adequação às normas emanadas dos órgãos governamentais e da própria CVM, respondendo integralmente por todo e qualquer prejuízo decorrente do mau uso ou de infrações a essas.

    6. O Usuário não poderá utilizar o Módulo Processo de Script de forma que: (a) Viole a Lei ou que seja utilizado por usuários não titulares da licença temporária; (b) Infrinja a propriedade intelectual e/ou direitos de terceiro; (c) Coloque à disposição ou possibilite o acesso a mensagens, produtos, Scripts ou serviços ilícitos e/ou não-autorizados; (d) Incorpore vírus ou outros elementos físicos ou eletrônicos que possam danificar ou impedir o normal funcionamento da rede, das plataformas da Nelogica, do Módulo Processo de Script, dos sistemas ou dos equipamentos informáticos (hardware e software) de terceiros ou que possam danificar os documentos eletrônicos e arquivos armazenados nestes equipamentos informáticos.

    7. Para fins de uso da automação de estratégias, o Usuário declara: (a) ser o criador, detentor ou estar autorizado ao uso do Script no Sistema, sendo o único responsável pelos consectários da sua utilização; (b) ter ciência e reconhecer que o uso do Script e de eventuais configurações a ele vinculadas, será de sua única e exclusiva responsabilidade; (c) compreender que o uso de Script é destinado ao mero auxílio em suas operações, não tendo o condão de impedir, minorar ou prevenir prejuízos financeiros; (d) responsabilizar-se em obter todas as autorizações necessárias quando fizer uso de Script; (e) responsabilizar-se pela veracidade das informações utilizadas no Script, bem como por quaisquer danos decorrentes de ações ou resultados advindos delas; (f) assegurar que todas as informações, usos e concepção do Script estejam de acordo com a legislação vigente, bem como quaisquer tipos de normas e regulamentações da CVM, da B3, da APIMEC ou de qualquer outro órgão regulador que disponha sobre o tema; (g) que o Script e qualquer atividade correlacionada a ele não infringiram ou infringem direitos de terceiros; (h) é de sua exclusiva responsabilidade verificar a autenticidade e licitude do Script.

    8. O Usuário declara ciência de que a Nelogica não desenvolve nem comercializa Scripts, bem como que a Nelogica não fornece recomendação, sugestão ou aconselhamento para realização de operações no mercado financeiro ou análise mercadológica, sendo que o Sistema não veda a utilização do Script. Em razão disso, e em nenhuma hipótese, a Nelogica será responsabilizada por quaisquer prejuízos do Usuário ou de qualquer terceiro que faça uso do Script, cabendo exclusivamente ao Usuário a responsabilidade sobre qualquer dano, direto ou indireto, perda, ou qualquer outra espécie de falhas, vícios, defeitos e inconsistências do Script inserido no Sistema. A Nelogica é apenas um provedor de serviços de tecnologia e não é parte ou intermediário

      de qualquer operação ou transação no mercado financeiro feita por meio de seu Sistema, tampouco faz recomendações de investimentos, não devendo ser considerada um agente ou analista de investimentos e, portanto, não possui qualquer responsabilidade quanto à eficácia do Script. A Nelogica não é responsável pela execução de ordens, sendo essa responsabilidade da Corretora na qual o Usuário possui conta.

  12. MÓDULO AUTOMATIZADOR DE ORDENS

    1. O Usuário poderá ter acesso ao Módulo Automatizador de Ordens, caso contrate uma versão do Tryd que contemple tal módulo para utilização na versão aplicável do Tryd. O Usuário que contratar versão que contemple o Módulo Automatizador de Ordens será o detentor da licença de uso temporário do Módulo Automatizador de Ordens e tão somente este, não podendo o Usuário transferir, sublicenciar, ceder ou transferir, sob qualquer hipótese, as prerrogativas de uso do Módulo Automatizador de Ordens, sendo o único responsável pelos consectários da sua utilização.

    2. O Módulo Automatizador de Ordens possibilita automatizar o processo de negociação no mercado de capitais. Utilizando o Módulo Automatizador de Ordens, o Usuário é responsável por criar as suas próprias estratégias e informar ao Sistema em que momento este deve comprar ou vender determinado ativo, de modo que toda a lógica de negociação é desenvolvida na planilha Excel e é de total e exclusiva responsabilidade do próprio Usuário, cujas informações serão recebidas pelo Usuário via Dynamic Data Exchange – DDE e Real- Time Data – RTD.

    3. O Usuário declara ter conhecimento de que o uso correto do Módulo Automatizador de Ordens é de sua inteira e única responsabilidade, bem como todas as decisões tomadas com base em informações geradas ou ordens enviadas utilizando-se as Planilhas/Macros do Usuário, não cabendo qualquer responsabilização da Nelogica pelo uso inadequado ou irregular do Módulo Automatizador de Ordens.

    4. O Usuário também declara ter total conhecimento de que a criação das planilhas e seus resultados são de sua inteira e exclusiva responsabilidade, como também são de sua responsabilidade o funcionamento do seu computador e o acesso à internet. A Nelogica ressalta que o seu mau funcionamento pode interferir de forma negativa no funcionamento das planilhas, não podendo ser atribuída, pelo Usuário à Nelogica, qualquer falha decorrente de eventuais falhas.

    5. O Usuário declara ainda ter conhecimento e concorda que: (a) deverá manter os requisitos mínimos necessários para o bom funcionamento do seu computador e que o Sistema Operacional, Excel, Antivirus, Firewall e outros softwares existentes na máquina do Usuário devem estar devidamente licenciados e atualizados; (b) o acesso à máquina do Usuário deve ser restrito; (c) a responsabilidade deste ambiente estar livre de vírus e/ou de qualquer outro malware é inteiramente do Usuário, não podendo ser imputada qualquer obrigação ou responsabilidade à Nelogica neste sentido; (d) o Módulo Automatizador de Ordens somente estará disponível em corretoras que estejam homologadas com a solução de automatização do Tryd; (e) a Nelogica não garante a execução das ordens enviadas, devendo o Usuário calibrar o melhor preço para a execução das mesmas; (f) as ordens geradas pelo Módulo Automatizador de Ordens seguem o mesmo fluxo das ordens normais, podendo ser rejeitadas pela corretora/bolsa em função dos limites de negociação e das regras que regulamentam o mercado de capitais (horários de negociação e estado do papel, por exemplo); (g) a Nelogica não dará qualquer suporte com relação ao uso do Excel; (h) toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas podendo invalidar ordens ou negociações; e, (i) para que o Módulo Automatizador de Ordens funcione corretamente, a planilha utilizada pelo Usuário deve seguir o modelo eventualmente estabelecido pela Nelogica, devendo o Usuário observar todas as eventuais diretrizes informadas pela Nelogica.

    6. À vista do exposto acima, o Usuário declara estar plenamente ciente de que a Nelogica não é e nem poderá ser responsabilizada por quaisquer problemas decorrentes da infraestrutura de responsabilidade do próprio Usuário, que inclui o hardware, os softwares, as licenças e o acesso à internet, bem como pelas decisões e/ou pelo funcionamento das suas planilhas.

    7. O Usuário reconhece que a Nelogica não é responsável pela infraestrutura da corretora (servidores, links, rede, segurança, etc.) e nem por problemas na B3 S.A. ou em outras plataformas de negociação, bem como suas respectivas redes de comunicação, e que, portanto, será isenta da responsabilidade de indenizar qualquer dano ou prejuízo que o Usuário venha a ter ou sofrer em função da criação, utilização e execução das planilhas.


  13. CANCELAMENTO

    1. Ao realizar uma Assinatura, o Usuário obterá acesso ao Tryd e aos respectivos Módulos Opcionais, se inclusos na versão contratada. Outras aplicações não previstas no plano e na versão selecionadas pelo Usuário não fazem parte da Assinatura, devendo o Usuário contratá-las separadamente.

    2. O Usuário está ciente de que a Assinatura terá renovação automática após o decurso do prazo de vigência inicial e permanecerá ativa enquanto o Usuário a mantiver ativa. Caso o Usuário não deseje a continuidade da contratação através da renovação automática, deverá requerer o cancelamento da Assinatura no mínimo 05 (cinco) dias úteis antes do fim do prazo de vigência. Cada período de renovação da Assinaturas será de acordo com o prazo contratado do plano escolhido.

    3. Durante o período de Assinatura, o Usuário poderá cancelar a Assinatura a qualquer momento, entrando em contato com a Nelogica pelos e-mails disponíveis no Site (www.nelogica.com.br), ou através de seu Acesso, estando ciente que ao efetuar o cancelamento, o seu acesso ao Tryd será interrompido, e poderão ser perdidas eventuais funcionalidades ou recursos que eventualmente estivessem operacionais ou configurados pelo próprio Usuário. A Nelogica poderá necessitar de até 05 (cinco) dias úteis após o recebimento da solicitação para processar o pedido de cancelamento das Assinaturas.

    4. O cancelamento da Assinatura mensal será efetivado na data de vencimento da contratação, permitindo o uso da Assinatura contratada pelo Usuário até o fim do seu prazo original, com cobrança integral, sem a possibilidade de reembolso do valor do período não utilizado.

    5. A Assinatura do plano trimestral, está atrelada ao prazo total de contratação de 3 (três) meses. A Assinatura do plano semestral, está atrelada ao prazo total de contratação de 6 (seis) meses. A Assinatura do plano anual, na está atrelada ao prazo total de contratação de 12 (doze) meses.

    6. Caso o Usuário deseje cancelar a Assinatura trimestral, semestral ou anual, na modalidade de pagamento à vista, durante a sua vigência, a Nelogica reembolsará o percentual de 50% (cinquenta por cento) do valor proporcional aos meses remanescentes da respectiva Assinatura.

    7. Caso o Usuário deseje cancelar a Assinatura trimestral, semestral ou anual, na modalidade de pagamento recorrente, durante a sua vigência, estará obrigado ao pagamento de multa no percentual de 50% (cinquenta por cento) do valor proporcional aos meses remanescentes da respectiva Assinatura.

    8. Caso o Usuário deseje cancelar a Assinatura trimestral, semestral ou anual, na modalidade de pagamento parcelado, durante a sua vigência, a Nelogica reembolsará o percentual de 50% (cinquenta por cento) do valor proporcional aos meses remanescentes da respectiva Assinatura.

    9. A Nelogica reembolsará os valores relativos à rescisão antecipada ou a cobrança da multa de acordo com o único/último meio de pagamento cadastrado pelo Usuário no seu Acesso. A Nelogica não será responsabilizada por erros ou incorreções nos dados informados, bem como em caso de ausência de dados atrelados à conta do Usuário, que impossibilitem o estorno dos valores, podendo, inclusive, a Nelogica se utilizar de outros meios para garantir a cobrança da multa.

    10. Módulos Opcionais: Além da Assinatura do Sistema, o Usuário poderá contratar aplicações adicionais e comercializadas separadamente (os “Módulos Opcionais”). O Usuário manifesta ciência de que os Módulos Opcionais são ferramentas vinculadas ao Sistema, e que a sua contratação depende da contratação prévia de uma Assinatura. Dessa forma, em caso de cancelamento da Assinatura, o Usuário automaticamente cessará o acesso também aos Módulos Opcionais.

    11. A contratação de Módulos Opcionais poderá ser oferecida em formato de planos, que poderão ser mensais, semestrais ou anuais, aplicando-se as mesmas condições de cancelamento previstas neste Termo para a Assinatura.

    12. A Nelogica reserva-se o direito de alterar os preços, e não oferece proteção de preços ou reembolsos em caso de promoções.

    13. Em qualquer dos formatos de contratação de Módulos Opcionais, será assegurado ao Usuário direito de arrependimento dentro de 07 (sete) dias, contados a partir da efetivação da primeira contratação de Módulos Opcionais. Ultrapassado o período de 07 (sete) dias, a Nelogica efetuará a cobrança do valor da contratação de Módulos Opcionais, no formato previamente selecionado pelo Usuário, passando-se a aplicar as regras de renovação e cancelamento previstas neste Termo.

  14. DECLARAÇÕES

    1. O Usuário declara, em caráter irrevogável e irretratável, que aceita expressamente todos os termos, condições, direitos e obrigações constantes neste Termo e do Anexo I, tendo lido, compreendido integralmente, analisado e solicitado esclarecimentos que entendeu necessários, bem como que tem conhecimento de todos os riscos inerentes ao mercado de capitais e relacionados à utilização do Tryd.

    2. O Usuário declara expressamente, por força deste documento, estar ciente e de acordo que: (a) O Tryd visa fornecer uma ferramenta de acesso, pelo Usuário, às informações constantes do mercado financeiro e de gerenciamento de operações de valores mobiliários e, portanto, está plenamente ciente que a decisão de efetuar compras e vendas de ativos é plenamente sua e realizada com total livre arbítrio, não podendo responsabilizar a Nelogica por eventuais perdas financeiras decorrentes das suas decisões; (b) A Nelogica não é responsável por eventuais falhas ou erros de qualquer ordem ou motivo no provimento ou utilização do Tryd em desacordo com as orientações da Nelogica, e/ou em caso de operações seguidas, que envolvam o mesmo erro, não sendo responsável por prejuízos de qualquer ordem ou natureza ocasionados ao Usuário nessas hipóteses; (c) A definição de ativos, quantidades, margens, pisos, tetos, mínimos, máximos, limites de operação, perfil de operação (conservador, moderado ou agressivo), periodicidade de operação, ativação para compra ou venda, gerenciamento de saída da operação, horários em que o Sistema estará habilitado e ativo, dentre outros, é de integral e exclusiva responsabilidade do Usuário, da Corretora, da B3 ou demais Fornecedores de Informação, de acordo com as responsabilidades de cada parte neste processo, não tendo a Nelogica nenhuma participação ou responsabilidade; (d) A Nelogica não recomenda, indica ou aconselha investimentos, nem presta ou disponibiliza qualquer informação sobre futuro desempenho, de qualquer sistema, tecnologia ou mercado; (e) O Tryd, por intermédio de plugins ou demais aplicações, poderá fornecer notícias em tempo real do mercado financeiro, por intermédio de terceiros, e, diante disso, o Usuário declara ciência de que a Nelogica não possui ingerência sobre o conteúdo de quaisquer manchetes, subtítulos ou links de notícias, matérias, artigos opinativos, reportagens e demais congêneres; (f) A operação do Tryd poderá, eventualmente, sofrer o fenômeno conhecido no meio de investimentos como slippage (a diferença entre o preço quando a ordem é colocada e o preço em que ela é efetivamente formalizada) em situações atípicas de mercado, e que as ordens poderão, nesse caso, ser executadas fora do preço estipulado; (g) O Usuário é o único responsável pelos resultados advindos da utilização do Tryd, eventuais erros operacionais que sejam gerados pelo Sistema de negociação automatizada executada pelo próprio Tryd e que venham a causar prejuízo de qualquer natureza para o Usuário não serão de responsabilidade da Nelogica; (h) O Usuário declara que tem ciência de que qualquer divulgação de resultados passados ou estratégia de compra e venda de ações não significam, em hipótese alguma, recomendação de investimento, e que resultados passados não representam garantia ou sugestão de resultados futuros; (i) Em decorrência do uso de ferramentas externas, de terceiros, de automação de envio de ordens de compra ou venda perante Fornecedores de Informações, como robôs ou demais congêneres (e.g. ferramentas de drop copy ou assemelhados), poderá ocorrer eventos de indisponibilidade, lentidão e/ou de sobrecarga nos sistemas da Nelogica e, quando ocorrer tais hipóteses, a Nelogica não será responsabilizada por indisponibilidade e/ou lentidão de sistema; (j) Que através do Sistema Você poderá ter acesso a serviços oriundos de API do YouTube e que, em razão disso, concorda em obedecer aos Termos de Serviço do YouTube, disponíveis em https://www.youtube.com/t/terms.


  15. LIMITE DE RESPONSABILIDADE

    1. A Nelogica fica isenta de responsabilidade por problemas decorrentes de: (a) operação do Usuário em desacordo com as orientações da Nelogica; (b) alterações ilícitas no Tryd, quando realizadas pelo Usuário e/ou por terceiros a ele vinculados, sem prejuízo das perdas e danos decorrentes da modificação ilegal do Tryd; (c) falhas no sistema de segurança do Usuário, defeitos nos equipamentos (hardwares) utilizados pelo Usuário, ou em desacordo com os requisitos mínimos; (d) atividades realizadas pelo Usuário no ambiente do Modo Simulação, em desacordo com o disposto neste Termo; (e) erro de informação, desatualização ou cadastramento de dados, incluindo limites operacionais; (f) erros causados por mensagens FIX inconsistentes, ou divergentes das mensagens homologadas pela B3 e demais Fornecedores de Informação; (g) informações incorretas recebidas e/ou importadas de outros sistemas (inclusive da B3 e demais Fornecedores de Informação); (h) descumprimento, pelo Usuário, de quaisquer das obrigações previstas nestes Termos e Condições de Uso; (i) indisponibilidade, lentidão ou informações errôneas advindas dos Fornecedores de Informações e/ou dos softwares OMS das corretoras das quais a Nelogica roteia as ordens e/ou dos

      datacenters ligados à B3 e outros fornecedores de informações, dos quais a Nelogica depende para recebimento de Market Data; e (j) falta de atualização do Sistema pelo Usuário.

    2. Nas ocasiões em que o Usuário obtiver e/ou mantiver conta em Corretora ou realizar a compra e venda de ativos ou enviar ordens de negociação por intermédio de alguma Corretora, o Usuário declara expressamente ter pleno conhecimento e ciência de que a sua decisão poderá ser influenciada por analistas de investimentos com conhecimento de mercado. A Nelogica não tem relação, influência ou será responsável pelas orientações tomadas pelos analistas de Corretoras e/ou pelas decisões tomadas com base nessas orientações, bem como por quaisquer sócios, prepostos, empregados e/ou colaboradores das Corretoras, declarando o Usuário ciência de que a Nelogica é apenas um fornecedor de tecnologia, meio de distribuição de dados entre Usuário/Corretoras e os Fornecedores de Informações.

    3. Em hipótese alguma a Nelogica terá responsabilidade perante o Usuário por quaisquer lucros cessantes ou por quaisquer danos indiretos, especiais, incidentais, punitivos ou consequentes, seja qual for a respectiva causa, seja ela de natureza contratual, por ato ilícito ou baseado em qualquer outra teoria de responsabilidade.

    4. Em qualquer hipótese, a responsabilidade da Nelogica ficará limitada ao somatório de valores recebidos do Usuário, caso não esteja utilizando o Tryd pelo período gratuito de testes. Caso o Usuário esteja utilizando o Tryd pelo período gratuito de testes, por não haver qualquer valor recebido, não haverá qualquer responsabilidade da Nelogica.


  16. POLÍTICA DE ABERTURA DE CHAMADOS

    1. Os Usuários poderão, a qualquer tempo, entrar em contato com a Nelogica e registrar ocorrências e eventos identificados durante o uso do Sistema (o "Chamado").

    2. Os Chamados deverão ser abertos no prazo de até 10 (dez) dias corridos, contados do evento ou ocorrência, a fim de que sejam avaliados pela equipe técnica da Nelogica. Após esse prazo, a avaliação técnica fica comprometida em razão do vencimento do prazo validade dos logs operacionais (registros operacionais) do Sistema. Considerando que apenas os logs configuram os registros oficiais para a análise de um eventual incidente, a Nelogica não garante que as demandas abertas após os prazos ora informados poderão passar pela análise técnica competente e serem atendidas. O Usuário está ciente de que os Chamados abertos após o prazo previsto nesta cláusula eximem a Nelogica de quaisquer ônus ou responsabilidades pelos fatos e alegações que originarem o Chamado, pois a análise técnica estará prejudicada.

    3. Os Chamados abertos referentes a ocorrências e eventos do Sistema deverão ser fundamentados, a fim de que possam ser devidamente atendidos pela equipe da Nelogica, nos seguintes termos: (a) o Chamado deverá ser fundamentado, com indicações técnicas e objetivas que comprovem a falha do Sistema, se possível carreado de laudo técnico especializado que comprove o defeito do Sistema; e (b) qualquer Chamado que seja realizado ou fundamentado com bases subjetivas e/ou que não comprove efetivamente as alegações de falha sistêmica ou de defeito no Sistema poderá ser considerado encerrado sem qualquer responsabilidade para a Nelogica.

    4. Os Usuários estão cientes de que, no momento que abrem um chamado, a Nelogica poderá coletar e tratar logs e demais informações dos Usuários a fim de realizar a devida análise técnica da solicitação realizada junto ao Suporte da Nelogica, sempre em respeito à Política de Privacidade da Nelogica.

    5. Usuário declara que está ciente e concorda que a Nelogica terá acesso ao conteúdo das mensagens enviadas e transmitidas por meio do Chamado e que terá o direito de, a seu exclusivo critério, remover o conteúdo de determinado Usuário, bloquear a sua conta, restringir ou eliminar o acesso desse ao serviço de Chamado caso identificado o descumprimento de quaisquer disposições deste Termo, acesso indevido, trote, uso de palavras de baixo calão, falsidade ideológica, irregularidade ou desrespeito às condições e diretrizes constantes do Código de Ética e Conduta, desrespeito aos profissionais de suporte e atendimento.

      É EXPRESSAMENTE AQUI SOLICITADO QUE A INTERAÇÃO DO USUÁRIO COM NOSSO TIME DE SUPORTE SEJA REALIZADA DE FORMA RESPEITOSA.

    6. O Usuário declara, está ciente e concorda que caso identifique algum erro ou problema no Sistema que: (i) deverá interromper imediatamente qualquer operação assim que identificar erro ou problema; (ii) deverá informar a Nelogica através de abertura de Chamado registrando ocorrência de erro para suporte técnico em canal disponibilizado pela empresa enviando as evidências detalhadas do erro ou problema ocorrido que pode incluir captura de telas, descrições do comportamento inadequado do Sistema ou qualquer

      outra informação relevante para a compreensão e resolução do problema; (iii) a Nelogica só conseguirá examinar e tomar todas as medidas necessárias e apropriadas para solucionar o problema somente após a abertura do Chamado pelo Usuário contendo todas as evidências do erro identificado.

    7. O Usuário declara, está ciente e concorda que ao continuar operando o Sistema mesmo após identificar o erro, o faz por sua própria conta e risco sem direito a quaisquer ressarcimentos por perdas, danos, inconveniências ou quaisquer outras consequências decorrentes dessa decisão.

    8. A Nelogica reserva-se o direito de suspender ou limitar o acesso do Usuário ao Sistema caso seja constatado que o uso contínuo após a identificação do erro causa prejuízo à integridade do Sistema ou demais Usuários.


  17. ALTERAÇÃO DO TRYD

    1. A Nelogica reserva-se o direito de, a qualquer tempo modificar o Tryd, extinguindo, substituindo, modificando e/ou introduzindo novas ferramentas e funcionalidades, sem que isto caracterize alteração no objeto e condições deste Termo e demais documentos firmados entre as Partes.


  18. REGRAS ANTICORRUPÇÃO

    1. A Nelogica possui documentos próprios, denominados Código de Ética e Conduta e Política Anticorrupção, disponíveis no site da Nelogica (www.nelogica.com.br), que estabelecem as regras anticorrupção, antissuborno e condutas esperadas na relação do Usuário com a Nelogica, sendo parte integrante e inseparável dos presentes Termos, estando o Usuário, por força deste documento, ciente e de acordo com seus termos.

  19. PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS

    1. Todos os dados pessoais fornecidos pelo Usuário para o cadastro, bem como os dados relativos às Operações são armazenados em ambiente seguro, em conformidade com a Política de Privacidade disponível no site do Tryd (https://www.tryd.com.br/politicaDePrivacidade.html), cujas disposições fazem parte integrante destes Termos de Uso, estando o Usuário, por força deste documento, ciente e de acordo com seus termos. A Nelogica adota medidas organizacionais, bem como medidas técnicas voltadas à segurança da informação, para proteção dos dados pessoais, contra divulgação não autorizada, acesso indevido, modificação e perda ou vazamento de dados, de maneira acidental ou ilícita. A Nelogica aplica as melhores práticas de segurança no tratamento de dados pessoais, não podendo se responsabilizar por ataques cibernéticos que não poderiam ser evitados pelas ferramentas de mercado ou por incidentes causados por culpa do próprio titular.


  20. PROPRIEDADE INTELECTUAL

    1. Todos os direitos de propriedade intelectual no tocante às marcas, patentes, softwares, signos distintivos e/ou códigos fontes de sistemas relativos ao Tryd, serão de propriedade exclusiva e definitiva da Nelogica ou de empresas do mesmo grupo econômico da Nelogica. Todos os direitos de propriedade intelectual decorrente e derivados de quaisquer obras, desenvolvimentos e aprimoramentos realizados pela Nelogica ou de empresas do mesmo grupo econômico da Nelogica serão automática e exclusivamente atribuídos à Nelogica.

    2. O Usuário concorda que os projetos produzidos e/ou decorrentes por conta do presente Termo pertencem única e exclusivamente à Nelogica e/ou à empresas do mesmo grupo econômico da Nelogica, portanto, não poderá o Usuário, durante ou mesmo após o término da sua licença do serviço, copiá-los, modificá-los, repassá-los a quaisquer terceiros ou utilizá-los para fins alheios a este instrumento, assim como não poderá requerer qualquer forma de retribuição, podendo, ainda, a Nelogica e/ou empresas do grupo econômico da Nelogica dar-lhes a finalidade que melhor lhe aprouver, independentemente de qualquer comunicação ou autorização do Usuário

    3. Uma vez constatado o uso indevido do Tryd e/ou contra a Lei e os dispositivos deste Termo, bem como constate o uso inadequado de qualquer material publicitário ou promocional, marcas, logotipos, signos, símbolos e quaisquer outros sinais distintivos, a Nelogica notificará o Usuário para que cesse imediatamente toda e qualquer utilização, sem prejuízo de serem tomadas as medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

    4. Todos os direitos de propriedade intelectual decorrentes de quaisquer sugestões e/ou ideias compartilhadas, desenvolvimentos ou aprimoramentos realizados por meio do Sistema ou de suas funcionalidades, serão considerados Propriedade Intelectual da Nelogica, não sendo concedido qualquer direito ou licença.

  21. ATENDIMENTO

    1. Quaisquer dúvidas ou solicitações relacionadas a estes Termos poderão ser enviadas para a Nelogica por meio dos canais de atendimento disponíveis, como e-mail ou formulário web de contato. Poderá haver, também canais de atendimento específicos por produto (solução) contratado, sendo necessário que o Usuário entre no ambiente da solução específica para verificar as opções de atendimento disponíveis.

    2. O Usuário está ciente e concorda que a Nelogica poderá ou não gravar atendimentos por voz, sendo que a Nelogica não possui essa obrigação de gravação. E caso essa seja realizada, a Nelogica também não possui a obrigação de disponibilizar parte ou totalidade de gravações.

  22. DISPOSIÇÕES GERAIS

    1. Estes Termos de Uso vigorarão por prazo indeterminado e poderá sofrer atualizações e alterações periódicas, seja por questões legais ou estratégicas, a critério exclusivo da Nelogica, e a ausência de manifestação expressa do Usuário em objeção aos novos termos será interpretada como anuência tácita.

    2. O Usuário reconhece que este Termo contém todo o entendimento entre as Partes com relação ao licenciamento e serviços descritos neste instrumento e que o Usuário não realizou, por via oral ou por escrito, quaisquer declarações, garantias ou acordos incompatíveis com os termos, condições, direitos e obrigações previstos neste Termo.

    3. O Usuário desde já concorda e reconhece que é de sua única e inteira responsabilidade a verificação deste Termo. A Nelogica, por sua vez, se compromete a comunicar os Usuário sobre alterações significativas nos Termos, essa liberalidade, contudo, não afasta a responsabilidade do Usuário de verificar periodicamente o Termo de Ciência e Concordância.

    4. Qualquer tolerância das Partes em relação às obrigações assumidas em razão da aceitação do presente Termo será considerada mera liberalidade, não gerando qualquer direito para ambas as Partes e nem podendo ser interpretada como repactuação ou aditamento a este Termo.

    5. A invalidade ou inaplicabilidade parcial deste Termo não o afetarão na parte não considerada inválida ou inaplicável

    6. A Nelogica poderá delegar, ceder ou transferir, total ou parcial, dos direitos e deveres do presente Termo, sem necessidade de autorização do Usuário, em especial se a operação envolver sociedade e/ou companhia que tenha o mesmo controlador da Nelogica


  23. LEI APLICÁVEL

    1. Aplica-se a estes Termos de Uso a legislação da República Federativa do Brasil.

ANEXO I - REQUISITOS DOS FORNECEDORES DE INFORMAÇÃO

O USUÁRIO FINAL declara, neste ato, estar ciente e concordar com os termos e condições a seguir:


(I) A DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO origina-se dos SISTEMAS DE NEGOCIAÇÃO por meio da tecnologia, métodos, gastos e esforços providos unicamente pela B3 S. A. – Brasil, Bolsa, Balcão, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 09.346.601/0001-25 (“B3”), única titular de todos os direitos relacionados à DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO, inclusive de propriedade intelectual, incluindo quaisquer modificações efetuadas, ressalvadas as informações de terceiros que a B3 está autorizada a distribuir. Os USUÁRIOS FINAIS comprometem-se a respeitar tais direitos, bem como não remover ou alterar quaisquer sinais, alertas e avisos de direito autoral e/ou marcas de produtos ou serviços contidos ou mencionados na DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO;

(ii) Esta autorização limitada de uso não confere ao USUÁRIO FINAL nenhum direito, título, propriedade, inclusive intelectual, participação ou qualquer outra prerrogativa sobre a DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO, os quais permanecem sob titularidade exclusiva da B3 e/ou seus parceiros e a DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO somente poderá ser utilizada pelo USUÁRIO FINAL na forma prevista abaixo;

  1. O USUÁRIO FINAL está autorizado a utilizar a DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO com finalidade única e exclusiva de auxiliá-lo em decisões de investimento e, conforme previsto na POLÍTICA COMERCIAL DE MARKET DATA, não é permitido o uso desta de forma contrária à legislação vigente ou em desacordo com os propósitos estabelecidos neste instrumento e no Contrato firmado entre o provedor da DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO (“DISTRIBUIDOR DE MARKET DATA”) e a B3, além dos termos de uso constantes no website do provedor ou de outra maneira disponibilizados ao USUÁRIO FINAL. A B3 terá o direito de alterar os termos de uso da DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO de tempos em tempos, a seu exclusivo critério;

  2. Todos os direitos de propriedade da B3 e/ou seus parceiros sobre a DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO e dos dados de MARKET DATA B3 devem ser protegidos durante e após a extinção deste instrumento com o mesmo zelo despendido pelo DISTRIBUIDOR DE MARKET DATA e pelo USUÁRIO FINAL para proteger os bens de sua propriedade, comprometendo-se o USUÁRIO FINAL a seguir todos os termos de uso fornecidos e alterados de tempos em tempos pela B3 relativos a DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO e dados do MARKET DATA B3;

  3. O USUÁRIO FINAL conhece e concorda em se vincular a todas as obrigações aplicáveis e estabelecidas nestes termos de uso. Estes termos de uso poderão ser alterados de tempos em tempos pela B3;

  4. Salvo mediante prévio e expresso consentimento, por escrito, da B3, em instrumento contratual próprio e nos termos das diretrizes da POLÍTICA COMERCIAL DE MARKET DATA então vigente, não é permitida a utilização e dos dados MARKET DATA B3 para fins de elaboração, criação, cálculo ou geração de qualquer modalidade de índice, taxas, benchmarks e assemelhados, bem como de instrumentos financeiros, valores mobiliários (ex. opções e derivativos) em benefício próprio ou de terceiros. Na hipótese de o USUÁRIO FINAL violar essa proibição, a B3 poderá determinar ao DISTRIBUIDOR DE MARKET DATA o cancelamento imediato do acesso deste USUÁRIO FINAL à DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO e dos dados MARKET DATA B3 e a aplicação das penalidades previstas no Contrato firmado entre o DISTRIBUIDOR DE MARKET DATA e a B3, bem como o recurso a todos os mecanismos previstos em lei para cessar referida infração ou violação deste instrumento ou de qualquer contrato firmado entre o DISTRIBUIDOR DE MARKET DATA e um USUÁRIO FINAL. O USUÁRIO FINAL tem ciência e concorda que (i) a B3 é uma parte beneficiária de qualquer contrato entre o USUÁRIO FINAL e seu provedor de DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO e a B3 terá o direito de pleitear em juízo o exercício e defesa de seus direitos previstos os instrumentos referidos anteriormente, considerando o dano irreparável que irá experimentar se referidos termos forem violados; e (ii) os termos de uso da B3 (modificados de tempos em tempos) serão considerados incorporados por referência a este Contrato;

  5. A B3 poderá tomar qualquer medida ou remédio para o exercício e defesa de seus direitos, sem mútua exclusão entre eles e sem prejuízo ao direito de ser ressarcida pelas perdas e danos sofridos por ela ou por terceiros em decorrência da infração ou violação;

  6. Não é permitida ao USUÁRIO FINAL a distribuição, redistribuição, transferência, transmissão, retransmissão, licença, sublicença, locação, empréstimo, venda, revenda, recirculação, reformatação, publicação, prestação de serviços autônomos de DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO e de avaliação ou fornecimento de bases de dados e produtos a terceiros por meio da utilização, ou disponibilização integral ou parcial da DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO, exceto mediante prévio e expresso consentimento da B3;

  1. O USUÁRIO FINAL está ciente e concorda que a B3 ou qualquer representante por ela indicado poderá, a qualquer tempo e quando julgar necessário, mediante aviso prévio com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, solicitar liberação para auditar livros, registros e sistemas de recepção do USUÁRIO FINAL relacionados à DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO e os contratos firmados com o DISTRIBUIDOR DE MARKET DATA, a fim de verificar a veracidade e exatidão das informações nela contidas, bem como se o USUÁRIO FINAL está atuando de acordo com o estabelecido neste instrumento, no Contrato firmado entre o DISTRIBUIDOR DE MARKET DATA e a B3 e nos termos de uso;

  2. O USUÁRIO FINAL deverá indenizar e isentar a B3 e o DISTRIBUIDOR DE MARKET DATA de todos os prejuízos causados à B3, ao DISTRIBUIDOR DE MARKET DATA e a terceiros decorrentes da utilização indevida da DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO e dos respectivos dados do MARKET DATA B3, tais como custas judiciais, depósitos recursais, contratações de peritos, dentre outros;

  3. A B3 não garante a sequência, a pontualidade, a exatidão e a integralidade da DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO e dos respectivos dados do MARKET DATA B3, tampouco se responsabiliza, perante o DISTRIBUIDOR DE MARKET DATA, seus USUÁRIOS FINAIS, REDISTRIBUIDORES ou terceiros por quaisquer atrasos, inexatidões, erros ou omissões na DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO e dos respectivos dados do MARKET DATA B3 prevista neste Contrato ou pelos danos decorrentes desses eventos ou por eles provocados. A B3 igualmente não se responsabiliza por qualquer fato decorrente do impedimento de DISTRIBUIÇÃO e/ou da DIVULGAÇÃO da DIFUSÃO DE DADOS DE MERCADO, inclusive quando da ocorrência de caso fortuito ou força maior;

  4. Os termos e condições ora previstos prevalecerão sobre quaisquer outros termos acordados entre o USUÁRIO FINAL e o DISTRIBUIDOR DE MARKET DATA que com eles sejam inconsistentes ou incompatíveis e não poderão ser alterados, salvo acordado por escrito com a B3;

  5. Os USUÁRIOS FINAIS não poderão utilizar quaisquer marcas, símbolos, sinais distintivos ou elementos de identificação da B3 e de seus produtos e serviços, e tampouco fazer publicidade e marketing associando suas atividades às da B3, sem o consentimento prévio e por escrito desta e qualquer uso autorizado das Marcas deverá estar em acordo com os termos e condições estabelecidos pela B3 para referido uso.